Ilustração: Carlo Giovani Clique para ampliar
Objetivos
- Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas e objetos.
- Utilizar informações e pontos de referência para escolher caminhos.
Conteúdos específicos
- Identificação de pontos de referência.
- Elaboração de itinerário.
Anos
1º e 2º.
Tempo estimado
Quatro aulas.
Material necessário
Cópias de um esquema simples de quarteirões vizinhos à escola.
Desenvolvimento
1ª etapa
Leve os alunos para um passeio por algum local da vizinhança escolhido
coletivamente. Peça que eles observem edifícios comerciais e equipamentos
urbanos, como supermercado, padaria, farmácia, banca de revistas e praças. Eles
devem anotar a localização de cada um para servir de referência na produção de
um mapa da região.
2ª etapa
Divida a turma em grupos de quatro. Entregue a representação dos quarteirões
visitados e peça que os estudantes assinalem os lugares observados no trajeto.
Proponha uma discussão para comparar as produções.
3ª etapa
Crie algumas situações para que a garotada sugira caminhos:
- Pedro quer ir à biblioteca. Como ele pode chegar lá saindo da escola? Carlos
sugere que ele ande três quarteirões, passando pela padaria. Júlio fala que é
melhor seguir por duas quadras até a praça, virar à direita e caminhar mais
duas quadras.
- Rafael convida Pedro para brincar e lhe dá a seguinte instrução: "Minha
casa fica na esquina da escola. Você tem de andar três quarteirões". Em
pequenos grupos - e apoiados nas indicações - os alunos tentarão marcar os
edifícios citados no mapa. Pergunte se as instruções são claras. É mais fácil
chegar à biblioteca com as dicas de Carlos ou com as de Júlio, que incluem um ponto
de referência (praça) e uma orientação (à direita)? Assim você gera uma
reflexão sobre como as relações de orientação (para a frente, para trás, à
esquerda e à direita) e a inclusão de referências contribuem para expressar com
maior eficiência a indicação de um itinerário.
Avaliação
Proponha a exploração de plantas baixas. Dê algumas pistas para que localizem
um lugar no mapa e pergunte se elas são suficientes. Divida a turma em equipes.
Elas devem imaginar um caminho e fornecer informações para outro grupo traçá-lo
no mapa. Verifique se são usados pontos de referência e dicas de direção.
Facilite a tarefa para os estudantes que apresentarem dificuldades.
Fonte: Portal Educar, do
Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina (www.educ.ar/educar)
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