Um brechó em sala de aula é uma boa atividade
para trabalhar o campo aditivo com as turmas de 1º e 2º anos.
Propor uma atividade na sala de aula para que os alunos atuem como
compradores e vendedores é uma prática adotada por muitos professores do Ensino
Fundamental a fim de trabalhar conteúdos como soma e subtração. Os alunos
organizam o bazar, se divertem, compram vários objetos, calculam o troco e o
total das compras de diversas maneiras... Mas cabe ao professor observar como
eles atuam, quais as dificuldades que surgem, como e se elas são solucionadas
para, com base nisso, propor discussões posteriores que levem a garotada a
avançar na aprendizagem. O objetivo desse tipo de atividade é a discussão das
estratégias utilizadas para calcular. É proveitoso realizar o bazar na escola
em função dos problemas matemáticos que são possíveis propor durante o seu
funcionamento e não porque é uma situação cotidiana.
Comparação de valor
Foto: Rodrigo Eribe
Durante as compras, as crianças chegam à quantia cobrada de
diferentes maneiras. Socialize os exemplos e mostre que vários deles são
corretos.
Conteúdos em cena
A educadora Delia Lerner esclarece no livro A Matemática na Escola: Aqui e
Agora que, de fato, as situações cotidianas ajudam a contextualizar os
conteúdos, facilitam a tomada de consciência da utilidade da Matemática no âmbito
extra-escolar e levam as crianças a se interessar pela disciplina. Mas outro
benefício que essas práticas proporcionam - e que deve ser uma das prioridades
do professor - é saber como as crianças lidam com as situações que envolvem,
nesse caso, o campo aditivo: a adição e a subtração.
O trabalho com o sistema monetário numa situação de compra e venda
tem como objetivo ensinar aos estudantes das séries inciais os seguintes
conteúdos:
- Equivalência: 8 é igual a 5+2+1, 2+2+2+2, 1+1+1+1+1+1+1+1, 10-2, 3+3+3-1. Os
exemplos podem surgir durante o manuseio das cédulas que imitem as verdadeiras
nas compras ou em situações hipotéticas.
- Sobrecontagem (considerar um dos números e continuar contando a partir dele:
para adicionar 3 a 2, conta-se a partir do 3, passando pelo 4, até chegar ao 5,
em vez de contar 1, 2, 3 e depois seguir 4 e 5). Alguns alunos passam da
contagem para a sobrecontagem sozinhos, mas em alguns casos o professor precisa
intervir: "Se eu quiser saber quanto é 350+20, terei de contar nos dedos
até 350?" .Outra expectativa é que percebam que a sobrecontagem tem
resultados mais precisos.
- Memorização de alguns resultados, como 10+10=20 e 5+5=10, trabalhados com o
manuseio das cédulas. O professor deve perguntar quais resultados o grupo já sabe,
além dos alcançados com as notas. Tudo deve ser registrado num cartaz que
ficará exposto na sala..
Compra casada
Foto: Rodrigo Erib
Ao adquirir dois ou mais produtos, os alunos realizam adições para
calcular o total do gasto. Peça que expliquem como alcançaram os resultados.
Durante o brechó, além de atuar como observador, o professor pode
fazer algumas intervenções, sem interromper as compras, para descobrir o
raciocínio feito pelas crianças e até solucionar dúvidas sem apresentar as
respostas diretamente, incentivando a utilização de outras estratégias. As
questões e os comentários devem ser apresentados individualmente ou a grupos pequenos:
- Comparar as maneiras
encontradas pelos alunos para comprar um objeto, compondo a quantia de forma
variada: "Você comprou uma boneca por 36 reais com três notas de 10 reais
e seis de 1 real e sua colega adquiriu outra igual pelo mesmo valor usando uma
cédula de 20, uma de 10, uma de 5 e uma de 1".
- Perguntar de que forma
realizaram os cálculos para comprar dois produtos: "Como você fez para
determinar o valor total da compra de um carrinho que custa 8 reais e uma bola
de 5 reais?" .
- Provocar a antecipação de cálculo: "Se
você comprar um macaco de pelúcia que custa 33 reais com uma nota de 20 e sete
de 2, receberá troco?".
Se alguém apresenta dificuldades, o professor pode até apontar a solução dada
por outro aluno, mas, se surgirem erros, ele não deve corrigi-los, e sim
aproveitar para problematizá-los com mais indagações: "Como você vai
conseguir comprar um pião que custa 15 reais se tem só 5 reais?"
Cálculos independentes
Depois de observar as estratégias adotadas pelos alunos, o passo seguinte é
trabalhar o conteúdo sem as cédulas para desvincular o conhecimento da situação
de compra e venda. O professor deve expor as ocorrências do brechó e outras
hipotéticas. São opções a compra de dois objetos de mesmo valor e o uso do
troco para adquirir outro produto. Depois, deve ser aberta a discussão para que
as soluções das crianças sejam compartilhadas. Para finalizar, é importante
sistematizar, ou seja, registrar tudo em cartazes e deixá-los expostos na sala
de aula para que a turma tome consciência do que aprendeu.
BIBLIOGRAFIA
A Matemática na Escola:
Aqui e Agora, Delia Lerner, 192 págs., Ed. Artmed,
Nenhum comentário:
Postar um comentário